Criado pelo Governo Federal através da Lei n.º 4.380, de 21 de agosto de 1964, o Sistema Financeiro de Habita-ção tem como finalidade facilitar e favorecer as classes de baixa renda na aquisição da casa própria.
Para sua aplicabilidade são usados os tradicionais recursos da Caderneta de Poupança e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A Caderneta de Poupança é a principal fonte do Sistema Financeiro de Habitação, sen-do que, do total depositado, 70% dos recursos deverá ser destinado em operações do Sistema Financeiro da Habitação, e o restante em operações a taxas de mercado, conhecidas, tam-bém, como Carteiras Hipotecárias.
Atualmente existem vários tipos de financiamentos bancários imobiliários, o que facilita a aquisição de imóveis. Os interessados poderão através de diversos tipos de crédito, além dos tradicionais do Sistema Financeiro de Habitação e Carteira Hipotecária, utilizar o leasing e até mesmo o financia-mento com recursos externos que alguns bancos possuem e operam com linhas de crédito imobiliário.